Viajar pela primeira vez pode ser emocionante e, ao mesmo tempo, um pouco assustador. Iniciantes em viagens tem muitas dúvidas e questionamentos, principalmente quando a viagem é para um país diferente, com cultura, moeda e costumes distantes.
Por isso, confira a seguir 8 dicas de viagens para iniciantes e fique preparado(a) para evitar perrengues e dificuldades nas suas primeiras aventuras.
1. Planeje a viagem com antecedência
O planejamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Pesquisar sobre o destino, fazer um roteiro básico dos principais pontos turísticos que deseja visitar e reservar suas acomodações com antecedência é fundamental.
Considere os gastos com refeições, passeios e atrações à parte e faça a conversão do real para a moeda local do país ou região que será visitado. Procure informações confiáveis e anote o contato e número dos principais serviços úteis de cada lugar.
2. Faça uma lista de itens essenciais
Criar uma lista de itens essenciais para levar na viagem ajuda a garantir que você não esqueça nada importante. Inclua roupas apropriadas para o clima do destino, produtos de higiene pessoal, medicamentos, carregadores de eletrônicos e documentos de viagem.
Uma dica útil é fazer a mala alguns dias antes da viagem e revisar a lista para adicionar qualquer item que tenha esquecido. Além disso, procure informações a respeito do hotel ou pousada em que irá ficar, verificando se oferecem itens como secadores de cabelo, ferro de passar e ventiladores (lugares inóspitos muito quentes).
3- Bagagem leve e prática
Dê preferência para malas leves e fáceis de carregar. Evite excessos e priorize roupas versáteis que podem ser usadas tanto no calor como no frio. Uma dica útil é contar os dias de viagem e separar uma combinação para cada ocasião.
Não se esqueça de ítens pessoais como calcinhas, cuecas, meias e toalhas extras. Reserve uma mala ou bagagem para levar as compras e presentes adquiridos na viagem. É importante que cada pessoa tenha sua própria mala, conforme suas necessidades e preferências.
4- Evite carregar grandes quantias em dinheiro
Por mais que o local de destino seja seguro, evite levar grandes quantias em notas. Prefira usar cartão de crédito ou débito. Com as facilidades dos pagamentos por aproximação é possível fazer tudo pelo celular hoje em dia.
Mesmo assim, é importante ter o cartão físico para qualquer eventualidade. Leve uma pequena quantia em dinheiro local para pequenas despesas planejadas e não se esqueça que a maioria dos países aceita no máximo U$$ $10.000 dólares por pessoa para entrar em seus territórios.
5- Faça um seguro-viagem
Contratando um seguro-viagem você pode ficar tranquilo em caso de alguma possível emergência médica, cancelamentos de voos ou perdas de bagagem. Atualmente, é possível contratar seguros a partir de R$300 reais para coberturas básicas, mas lembre-se que este valor também leva em consideração os dias de viagem e o local de destino.
6- Pesquise bem o local de destino
Nas dicas de viagens para iniciantes, evitar surpresas desagradáveis ou situações chatas é muito recomendado que você pesquise bem o local de destino antes de embarcar. Conheça as principais atrações turísticas, os costumes locais, como é o clima e as opções de transporte.
Lembre-se que o tempo passa mais rápido quando estamos viajando, por isso ficar por dentro das principais informações ajuda a aproveitar melhor o tempo de viagem, evitando surpresas desagradáveis.
7- Chegue no aeroporto com antecedência
Chegar cedo no aeroporto pode evitar muitos perrengues, especialmente se for sua primeira viagem. As companhias aéreas recomendam chegar com pelo menos duas horas de antecedência em voos domésticos e três horas para voos internacionais.
A antecedência permite ter tempo suficiente para fazer o check-in, despachar bagagens, passar pela segurança e encontrar seu portão de embarque sem pressa, saindo tudo como planejado.
8- Aprenda algumas palavras básicas no idioma local
Saber algumas palavras e frases básicas no idioma local pode fazer uma grande diferença na sua experiência de viagem. Expressões como “por favor”, “obrigado”, “desculpe”, “onde fica” e “quanto custa” por exemplo, são extremamente úteis.
Além de facilitar a comunicação, aprender algumas frases e palavras básicas no idioma local demonstra respeito pelo país, abrindo portas para interações mais amigáveis com os moradores.
Com essas dicas de viagens para iniciantes, você estará mais preparado (a) para enfrentar os desafios de uma viagem pela primeira vez e poderá aproveitar ao máximo cada momento. Boa viagem e xô perrengue!